AVENTURAS NA SELVA – 2 (AUGUSTO TRIGO)

Mais duas páginas da história Kumalo – A Vingança do Elefante, publicadas no nº 6 da revista O Mosquito (5ª série), da Editorial Futura (Março de 1985), com ilustrações de Augusto Trigo e argumento de Jorge Magalhães.

Dois caçadores, um ranger (guarda florestal) e o seu guia negro, perseguem Kumalo, o elefante louco, ferido por um caçador furtivo, para o impedir de causar mais danos aos indígenas da região. Mas, durante o percurso, são assombrados por estranhas visões e por fantásticos pesadelos, como se os deuses da selva — em que Ilanga, o guia, supersticiosamente acredita — quisessem proteger Kumalo, que para os negros é a reincarnação de um grande induna (régulo) dos Matabeles.

Num desses pesadelos, Ilanga fica cativo e à mercê das selvagens amazonas de Nabunimbwa, uma cidadela antiquíssima, meio em ruínas, habitada só por mulheres. Onde acaba o sonho e começa a realidade?

Prescindindo quase do texto, estas duas magníficas páginas demonstram cabalmente a força expressiva dos desenhos de Augusto Trigo, através de uma paginação dinâmica e de uma refinada técnica do preto-e-branco — matriz em que a sua obra atinge, por vezes, o máximo da pujança e do esplendor.

Esta história foi publicada também a cores num álbum editado pela Meribérica, em 1988, de onde extraímos as mesmas páginas, para que os nossos leitores possam fazer a comparação entre a estética do preto-e-branco (com o cariz dramático, quase opressivo, que confere às imagens) e a paleta cromática do álbum.

Noutra altura, voltaremos ainda a Kumalo – A Vingança do Elefante, uma das maiores criações de Augusto Trigo, no começo da sua carreira como autor de BD.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s