RAUL CORREIA, TRADUTOR PARA TODO O SERVIÇO (2)

Selecção FBI 39 617Aqui têm mais alguns livros das inúmeras colecções saídas das operosas oficinas da Agência Portuguesa de Revistas (APR), que foi, sem dúvida, a editora para a qual Raul Correia fez mais traduções, não só neste género de romances de cariz popular que abrangiam diversas temáticas, mas também para revistas de histórias aos quadradinhos, como Mundo de Aventuras, Ciclone, Condor Popular, Selecções e outras.

Numa consulta ao site da Biblioteca Nacional (BN), encontrámos muitos títulos de livros com tradução ou da autoria de Raul Correia… mais de três centenas e meia, o que demonstra bem a sua prolífica actividade de escritor, mas sobretudo de tradutor. E deve haver ainda mais!… A maior parte não consta, infelizmente, da nossa colecção, motivo porque não poderão ser incluídos nesta resenha, onde pretendemos reproduzir também as capas, indicando sempre que possível o seu autor — no caso das que foram realizadas nos “ateliers” gráficos da APR.

Na BN, alguns dos títulos catalogados têm datas de depósito legal que não correspondem, por vezes, às datas de edição, embora as diferenças possam ser de poucas semanas.

R Correia - Dossier Crime 19 618No lote que hoje vos apresentamos, com algumas colecções de temática policial, o destaque vai para a que tem por título Dossier Crime, e que neste grupo é a excepção à regra por causa do seu maior formato (11 x 18 cms) e da apresentação mais cuidada. A APR procurava, assim, ombrear com outras colecções policiais de maior prestígio, como a Rififi, da Íbis (num formato semelhante e recheada de autores americanos), diversificando a sua linha editorial para captar um público mais vasto, mais exigente e potencialmente com maior poder de compra.

Embora exibindo nomes ingleses, os autores incluídos nesta colecção eram, na sua maioria, de origem espanhola, mas escolhidos entre os melhores do género, em obediência a um critério mais rigoroso.

Outras colecções mais antigas e de maior longevidade (todas com copyright da Editorial Rollan), figuram também neste lote traduzido por Raul Correia, como FBI, Selecções FBI e Serviço Secreto. Note-se que as dimensões de Selecções FBI, colecção criada na senda do êxito da sua homóloga em formato de bolso, eram ligeiramente superiores, equiparando-se às da colecção Dossier Crime. Mas esta publicava também autores americanos, alguns de nomeada, como Frank Gruber.… merecendo, portanto, uma nota à parte.

Eis os respectivos títulos e demais elementos bibliográficos, incluindo as datas, colhidas no site da Biblioteca Nacional: “Quatro para o Inferno”  (Cuatro hacia el Infierno), de Anthony G. Murphy – Selecções FBI nº 39 (1963); “O Morto Subiu a Escada”, de Frank Gruber – Dossier Crime nº 19 (1965); “O Destino Manda” (El Destino Manda), de A. Gallard – Serviço Secreto nº 128 (1963); “Orquídeas de Morte” (La Muerte Amarilla) , de M. Saavdrovitch – FBI nº 186 (1963); “Tempestade de Violência” (Tempestad de Violencia), de Herman Tellgon – FBI nº 200 (1963); “Operação Patos Brancos” (Operacion “Patos Blancos”), de Frank Mc Fair – FBI nº 206 (1964); “À espera da Morte” (Esperando la muerte), de Henry Keystone – FBI nº 210 (1964); “A  Revolução dos Diabos” (La Revolucion de los Diablos) – FBI nº 303 (1968).

R Correia - col SS - FBI 186 e 200

R Correia - FBI 206 - 210 e 303

Algumas das capas destes livros foram realizadas por Carlos Alberto Santos, um dos mais talentosos e eclécticos desenhadores ao serviço da APR: Dossier Crime nº 19, FBI nºs 200, 210 e 303. A do FBI nº 186 tem a assinatura de Prieto Muriana, que fazia parte de um escol de ilustradores naturais do país vizinho, também com vasta obra.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s