NOTAS DE 30 ANOS DE BANDA DESENHADA – 6

roussado-pinto-foto-aNas “Notas de 30 Anos de Banda Desenhada” publicadas no Jornal do Cuto, desde o nº 110, de 10/9/1975, Roussado Pinto deixou-nos um testemunho vivo e pitoresco da sua profunda ligação ao jornalismo juvenil e às histórias aos quadradinhos, mormente quando passou pela redacção d’O Mosquito, onde teve o privilégio de conviver com a “fina flor” dos seus colaboradores: António Cardoso Lopes (Tiotónio), Raul Correia, E.T. Coelho, José Padinha, Jayme Cortez, José Garcês e outros.

Evocar o seu nome significa, inevitavelmente, recordar também os pseudónimos que o celebrizaram, como os de Edgar Caygill e Ross Pynn. Usou-os em muitas obras, de maior ou menor importância e simbolismo na sua carreira, não porque quisesse passar, à força, por um escritor estrangeiro — imitando outros autores de novelas de aventuras —, mas porque sabia, com a sua profunda intuição literária, que esses nomes possuíam uma carga onírica que não se desvaneceria com o tempo, dando-lhe assim uma espécie de passaporte para a imortalidade.

Colecção Oeste 14Como já referimos noutra altura, esse fenómeno de transfiguração não “matou” a identidade do criador — antes pelo contrário, tornou-a indissociável dos seus nomes fictícios, fundindo-os num mesmo corpus literário, que nenhum dos seus leitores desconhecia. A fama e a forte personalidade do autor operaram automaticamente (e voluntariamente) essa osmose.

Continuando a homenagear a sua memória, ligada também, indelevelmente, à d’O Mosquito (de que foi um dos mais fiéis e entusiásticos propagandistas, sobretudo nos anos 70), apresentamos outra das suas “Notas”, reproduzida do Jornal do Cuto nº 113, de 1/10!1975.

Notas de 30 anos de BD - 6

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s