VISITA À BIBLIOTECA NACIONAL (OU O APELO D’O MOSQUITO OCTOGENÁRIO) NUM DIA CHUVOSO – 4

Biblioteca Nacional - O Mosquito - 1

Mestre José Ruy, um dos nomes mais consagrados da BD portuguesa, que se desdobra em actividades didácticas para levar ainda mais longe — sobretudo até às novas gerações — a arte a que se dedica, com enorme talento e profissionalismo, há mais de 70 anos, partilhou também connosco memórias vividas na redacção e nas oficinas d’O Mosquito, com o seu jeito descontraído, aberto e fluente de comunicar, desfiando peripécias curiosas e factos que marcaram a relação entre os dois paladinos que criaram o “mito” mais duradouro da BD portuguesa: António Cardoso Lopes Jr. e Raul Correia — ambos residentes na Amadora, a cidade onde efectivamente nasceu O Mosquito e onde hoje funciona também a sede do Clube Português de Banda Desenhada, principal promotor desta iniciativa, que tanto sucesso tem obtido, em parceria com a Biblioteca Nacional.

IMG_3469

IMG_3465

IMG_3468

IMG_3466

IMG_3464

Depois de uma animada sessão de comentários, que prolongaram, durante meia-hora, os temas e as intervenções dos quatro ilustres conferencistas (João Manuel Mimoso, António Martinó Coutinho, Carlos Gonçalves e José Ruy), todos nos dirigimos à sala onde nos aguardava a exposição comemorativa dos 80 anos d’O Mosquito, exposta em várias vitrines, cujo vasto acervo foi apresentado pelos seus comissários, João Mimoso e Carlos Gonçalves. Nem mesmo a Catherine (embaraçada com as “canadianas”) ficou para trás, tal era a sua ânsia de ver a exposição. Pena foi que o folheto alusivo a esta mostra já tivesse “voado”, como folhas secas num dia de vento…

Aqui ficam mais algumas fotos da memorável sessão realizada na Biblioteca Nacional, gentilmente cedidas pelo nosso amigo António Martinó (autor do blogue de referência Largo dos Correios, onde poderão ver também uma magnífica reportagem deste evento), tiradas por ele e pelo seu neto Manuel, o mais jovem elemento da assistência e brilhante estudante universitário. A ambos reiteramos os nossos melhores agradecimentos, com afectuosas saudações “mosquiteiras”.

IMG_3310

IMG_3305

IMG_3312

IMG_3316

IMG_3318

IMG_3308

IMG_3471

IMG_3470

IMG_3472

IMG_3474

IMG_3475

IMG_3477

IMG_3473

IMG_3476

IMG_3478

IMG_3479

IMG_3481

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s