OS REIS DO RISO D’O MOSQUITO – 1

D. TALINHASpor Ilberino dos Santos

Em finais de 1950, ao inaugurar no nº 1201 uma nova fase, de formato mais pequeno, idêntico ao que já tivera anos antes, O Mosquito dedicou algumas das suas primeiras páginas a um patusco personagem com o nome de D. Talinhas, cujas aventuras e desventuras, idealizadas por Ilberino dos Santos e comentadas espirituosamente, em versos de “pé quebrado”, por Raul Correia, divertiram durante alguns números uma legião, ainda numerosa, de leitores fiéis.

D. Talinhas era o vivo retrato do homenzinho engenhoso mas “estarola”, que acabava sempre por se meter em trapalhadas, fazendo jus ao ditado “por bem fazer mal haver”… as mais das vezes por culpa do azar, mas também por culpa das suas distracções. Sem dúvida que D. Talinhas, como muitos outros personagens do seu tipo, não era o que se chama um modelo de perfeição. Mas os leitores gostaram dele!

Aqui têm uma primeira amostra do traço simples, mas sugestivo, e do humor picaresco de Ilberino dos Santos. Voltaremos, em breve, nesta nova rubrica, a apresentar mais aventuras de D. Talinhas, o rei dos “estarolas”.

os-reis-do-riso-m-1201-e-12022

os-reis-do-riso-m-1203-e-12041

os-reis-do-riso-m-1205-e-1206

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s