UM “MOSQUITO” CHAMADO CHICO ZUMBA

Com este curioso título, Roussado Pinto criou em 1975 mais uma revista de BD editada pelo grupo que fundara pouco tempo antes: a Portugal Press. Chico zumba 4 620De periodicidade semanal, o Chico Zumba teve vida curta, com duração de apenas 12 números, mas merece que brindemos à sua memória, não só por causa do seu bizarro nome, como por apresentar um sumário bem recheado, em que se destaca uma “galáxia” de heróis clássicos ainda cheia de brilho nessa época: Mandrake, Fantasma, Cisco Kid, Flash Gordon, Ben Bolt, Popeye, Tim Tyler

Mas o que é que o título Chico Zumba tem a ver com o d’O Mosquito, perguntarão certamente alguns leitores mais curiosos? Ora aqui está uma pergunta fácil de responder… porque a figura emblemática da nova revista de Roussado Pinto era, como podem ver no cabeçalho, um Mosquito janota e prazenteiro, que também gostava de passar por “sabichão”, assinando a rubrica 9ª Arte, com assuntos de variegado interesse. Como, por exemplo, no nº 4, a campanha publicitária de E.T. Coelho para os Licores da Fábrica Âncora, nos anos 50, e o trabalho de Alex Raymond, o famoso desenhador americano, com modelos.

Chico Zumba - 9ª Arte 1 e 2

Paco Zumba (C. Arnal)Há outra pergunta que também pode ser feita: onde é que Roussado Pinto foi buscar o nome Chico Zumba? Ora aqui está a resposta, rápida, simples e convincente: a uma criação do grande humorista espanhol José Cabrero Arnal, oriunda da revista Pocholo e bem conhecida dos bedéfilos mais “maduros”, que se chamava Paco Zumba, el moscón aventurero! Como Paco é um diminutivo de Francisco muito usado em Espanha, bastou mudá-lo por outro mais familiar na nossa terra e que, em termos de popularidade, também lhe pede meças.

Se não acreditam em tantas coincidências, vejam as “provas anexas” (como se diz nos tribunais). Não está à vista que o Paco Zumba era igualzinho ao nosso Mosquito? E quem poderá levar a mal que Roussado Pinto, ao criar uma nova publicação de BD, lhe tivesse trocado o nome, tornando-o tão português como qualquer outro Chico?

Aventuras de Paco Zumba (C. Arnal)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s