TOMMY, O RAPAZ DO CIRCO – 15

Tommy 4 a 6

Resumo: Depois de libertarem Sue, que estava prisioneira no circo de Carney Calson, Tommy e os seus amigos põem-se em fuga, perseguidos pelos cúmplices de Carney, dispostos a tudo para impedir que eles os denunciem à polícia.

Leiam mais um episódio desta excelente série, criada por John Lehti em 28/10/1946, cujas tiras, correspondentes à publicação original de 4 a 15 de Abril de 1947, saíram n’O Mosquito nº 925, de 4 de Maio de 1948.

Nota: A título de curiosidade, decidimos apresentar mais algumas tiras de Tommy of the Big Top na versão extraída dos jornais norte-americanos, começando exactamente pelas primeiras, para que os nossos leitores possam apreciar o texto original e, ao mesmo tempo, cotejar essas tiras com que as que foram publicadas n’O Mosquito e neste blogue, pois o tamanho, por vezes, é diferente.

Como devem ter reparado, algumas tiras têm menos superfície em altura, por causa dos cortes na parte inferior, que resultaram da falta de espaço nos jornais. Como na mesma página coabitavam, geralmente, várias daily strips com diferentes personagens, as tiras de imprensa eram produzidas em dois formatos, condicionados pela altura máxima (formato standard) e mínima; mas acontecia também que os editores dos periódicos, espalhados por todas as regiões dos Estados Unidos, as cortavam indiscriminadamente, consoante as suas restrições de espaço, pelo que nalgumas delas não aparece o copyright do King Features Syndicate, nem a assinatura de John Lehti.

Tommy 137 a 146

 

Leave a comment