O MOSQUITO E O FUTEBOL

Thiago da Silva (Mosquito)Mosquito também é nome (melhor dizendo, alcunha) de jogador de futebol. Este “cara” na foto aqui ao lado é, aliás, um dos mais famosos craques brasileiros do momento e joga no Vasco da Gama, clube carioca de nobres tradições desportivas, fundado por imigrantes portugueses em 21 de Agosto de 1898 (ano comemorativo do 4º centenário da viagem de Vasco da Gama à Índia), e um marco da luta contra o racismo no futebol do Brasil, pois foi o primeiro clube a integrar jogadores negros e luso-descendentes, que lhe deram a vitória no campeonato carioca de 1923. O caso, aliás, gerou grande polémica na época. Mas isso é outra longa (e interessantíssima) história… que os amantes do futebol gostarão certamente de conhecer.

Club de Regatas Vasco da GamaAvançado-centro de fulminante remate, os ídolos de Mosquito são os seus patrícios Neymar e Ronaldinho, e Messi do Barcelona, por ter “muito toque de bola”. Cristiano Ronaldo, desta vez, ficou a perder!

De seu nome baptismal Thiago Rodrigues da Silva, Mosquito, com 19 anos, é um caso sério como jogador de futebol, pois ajudou o Brasil a conquistar a Copa Sul-Americana de juvenis, em 2011, prova em que marcou 11 golos (cinco numa única partida), superando o recorde de outro brasileiro, Lucas Piazón, na mesma competição (2009). Eleito o melhor jogador desse torneio internacional, chegou até a ser cobiçado por dois grandes clubes europeus, o Chelsea e o Manchester United, que lhe chamaram “the samba star!”.

Como vêem, Mosquito é um nome que rima bem com tudo… até com futebol!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s