O MOSQUITO BOM E O MOSQUITO MAU

mosquito zangado 2

Embora o nome mosquito (derivado do termo latino musca) tenha para nós, bedéfilos, uma conotação 100% aprazível — que aos mais velhos e mais nostálgicos traz saudosas recordações de uma carismática revista, a cujo título este blogue presta singelamente homenagem —, a verdade é que nem toda a gente pensa assim, sobretudo os habitantes das regiões dos trópicos, onde aquele pequeno e prolífero insecto é responsável por doenças infecciosas que dizimam muitas pessoas e animais. Por exemplo, o paludismo, de que também fui vítima, quando vivi em Angola.

Por isso, é natural que as organizações sanitárias façam campanhas de prevenção contra os malefícios das hordas de mosquitos que connosco convivem em todas as regiões do globo, particularmente nas mais afectadas pelo calor (porque estes selvagens e irritantes bichinhos não se dão muito bem com o frio).

Mosquito spit (saliva de mosquito)

Há até quem se associe a essas profiláticas campanhas, glosando o tema “ponham-se a pau com os mosquitos!” de forma original e divertida… Como ilustra o anafado e incauto banhista da imagem em foco, cujas costas exibem uma picotada frase, em inglês (com o aspecto de picadas de mosquitos), significando, mais letra menos letra, que os seres humanos são alérgicos aos ferrões dos ditos insectos.

Mosquito canta copyClaro que, como nenhum mosquito sabe ler, campanhas deste género não protegem os banhistas dorminhocos das suas nefastas investidas. Quanto aos outros Mosquitos — aqueles que ainda hoje mobilizam as nossas campanhas bedéfilas, apelando ao nosso afecto e à nossa grata memória —, esses não só eram cultos e letrados, como ensinaram a ler e a cultivar melhor a nossa língua muitas gerações de miúdos que, sob as suas asas diáfanas e graciosas, descobriram um novo e maravilhoso mundo… um reino de fantasia e diversão onde até os insectos do género Anopheles — cujas terríveis e venenosas picadas tanto afligem os humanos — eram os melhores amigos da rapaziada!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s