O MOSQUITO FAZ HOJE ANOS!

o-mosquito-371Passa hoje mais um aniversário d’O Mosquito, nascido oficialmente em 14 de Janeiro de 1936 (como já aqui recordámos, sob vários pretextos) e cuja memória, desde há largos anos, se tem festejado em Lisboa, num almoço anual, com a presença de muitos bedéfilos da velha e da nova guarda, unidos pela amizade, pelo convívio, pelo sentimento comum de pertencerem a uma grande comunidade cultural, artística e afectiva — em torno da chamada 9ª Arte (vulgo Banda Desenhada ou Histórias aos Quadradinhos), tão reconhecida hoje como desprezada no passado, quando ainda não tinha nome —, e pelo preito de homenagem a um dos mais carismáticos títulos da BD portuguesa.

Em Janeiro de 1943, ao celebrar o seu 7º aniversário, O Mosquito publicou no nº 371 um soneto do Avozinho (entidade quase mítica criada pelo estro poético de Raul Correia), com uma pitoresca ilustração de um dos mais jovens (nessa época) colaboradores da revista: Eduardo Teixeira Coelho… nascido no mesmo mês de Janeiro (ainda que à distância de quase três décadas) e cujo nome se tornou tão indissociável d’O Mosquito como os dos seus dois directores e fundadores, A. Cardoso Lopes e Raul Correia.

Embora tenham passado sobre esta efeméride mais de 70 anos (79, para sermos exactos) e O Mosquito já não se publique há muito tempo, a sua memória viva faz ressurgir o poema do Avozinho e o Mosquito folgazão de E. T. Coelho das brumas do passado, como símbolos de um efusivo brinde de aniversário que, com maior ou menor emoção, se repetiu durante muitos lustres e ainda hoje faz comungar o nome d’O Mosquito da “alegria sã” de alguns espíritos teimosamente saudosistas, onde o seu efeito mágico, como o de Peter Pan, durará para sempre… ou até aos 100 anos, pelo menos!

poema Sete anos-21

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s