CANTINHO DE UM POETA – 1

Amanhã - Soneto Raul Correia     213Assinalando o 110º aniversário do nascimento de Raul Correia, o célebre Avozinho d’O Mosquito, poeta de apurada sensibilidade (e extrema modéstia) e novelista popular de trepidante estilo narrativo, nascido em 11 de Dezembro de 1904, começamos hoje a apresentar uma série de poemas e textos da sua autoria, publicados no Jornal do Cuto, com sugestivas ilustrações de Jobat (José Baptista), sob a epígrafe “Cantinho de um Velho” — título que nos parece nada ter de lírico, razão por que preferimos chamar à nossa rubrica “Cantinho de um Poeta”.

Amigo de velha data e colaborador de Roussado Pinto nalgumas publicações que este editou, ao longo de uma prolífica carreira bem conhecida de muitos dos que nos lêem, Raul Correia viu o seu estro poético e novelesco renascer nos anos 70, graças ao Jornal do Cuto, uma nova criação de Roussado Pinto predestinada ao êxito, já que se manteria nas bancas durante 174 números, de Julho de 1971 a Fevereiro de 1978.

Nas suas páginas, além de contos, novelas e poemas que reviveram, para uma nova geração de leitores, o mítico nome d’O Mosquito, Raul Correia publicou também um longo artigo memorialista, recheado de curiosos episódios da sua vida de editor, durante os anos em que, juntamente com António Cardoso Lopes (e mais tarde sozinho) dirigiu os destinos da mais emblemática revista da história, quase com século e meio, da BD portuguesa.

Aqui têm também a 1ª parte desse artigo, tal como saiu no Jornal do Cuto nº 20 (17/11/1971). O soneto acima reproduzido veio do nº 39 (29/3/1972).

Nona arte - p 1 e 2

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s