GALERIA D’O MOSQUITO – 2

Mosquito 2  capa e contracapa

Aqui têm o nº 2 d’O Mosquito, que nos anos 70 foi também reproduzido, em separata, pelo Jornal do Cuto — uma ideia de José Baptista (Jobat), ao tempo chefe de redacção desta revista, editada por Roussado Pinto a partir de Julho de 1971.

No sumário do presente número destacam-se três aventuras ilustradas, de palpitante enredo (“Pelo Mundo Fora”) e esfuziante comicidade (“Pedro e Paulo, Marinheiros” e “Formidáveis Aventuras do Grumete Mick, do Velho Mock e do Cão Muck”), pelo traço de Walter Booth, Roy Wilson e Arturo Moreno — uma combinação de desenhadores ingleses e espanhóis —, assim como a arte literária de Raul Correia, sob a forma de um novo poema do Avozinho e da trepidante novela policial “O Enigma de Nelson Street”.

Mosquito 2  P2 e 3Mosquito 2  P4 e 5

António Cardoso Lopes (Tiotónio), co-fundador e director artístico do jornal, deu também um “ar da sua graça” com as novas peripécias de “Zé Pacóvio e Grilinho”, dois impagáveis “saloios” criados muito tempo antes noutras célebres publicações infantis onde Tiotónio colaborou assiduamente. E a sua engenhosa veia de “homem dos sete ofícios” está também patente numa rubrica de trabalhos manuais (Secção do Tiotónio) apresentada na penúltima página deste número, rubrica que continuaria a sair, sem regularidade, durante um longo período, pois versava uma das temáticas que mais lhe agradavam.

Mosquito 2  P6 e 7

À segunda semana de existência, apesar de todos os obstáculos que já começava a encontrar no seu caminho, como os atrasos na distribuição provocados pela tipografia — que tinham afectado até a saída do primeiro número, obrigando a emendar à mão, nas chapas, a data inicialmente prevista —, O Mosquito prosseguia a marcha rumo a um futuro auspicioso, prestes a tornar-se o título mais emblemático da BD portuguesa.

Nota: para ver melhor as imagens, poderão aumentá-las ao máximo clicando sobre elas duas vezes. A má impressão dos primeiros números d’O Mosquito não nos permite obter melhores resultados na digitalização destas páginas.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s