O MOSQUITO EM 1943 – 1

o-mosquito-360-11Em 1933 ainda não existia O Mosquito… mas há 71 anos, em 1943, o mais carismático título da BD portuguesa já ia no sétimo ano de publicação e no primeiro como bissemanário. Notáveis e impor- tantes transformações tinham ocorrido no ano anterior, em que optara por um formato mais pequeno, aumentando o número de páginas para doze (eram oito até ao nº 317) e apresentando regularmente capas em tricromia e quadricromia, magnificamente ilustradas, a partir do nº 360, de 3 de Dezembro de 1942, por um novo e talentoso colaborador, que não tardou a distinguir-se com o nome de E.T. Coelho (e as iniciais ETC, com que assinou a maioria dos seus trabalhos).

O preço mantivera-se, até então, nuns módicos cinco tostões (um escudo por semana), graças à estabilidade e segurança proporcionadas pelo usufruto de sede própria, onde funcionavam a redacção, a administração e as oficinas, e por um número sempre crescente de assinantes e leitores fiéis. Dentro de pouco tempo, a tiragem alcançaria a soma astronómica para a época (e ainda hoje) de 60.000 exemplares semanais!

No sumário dos primeiros cinco números de 1943 (368, de 2 de Janeiro, a 372, de 16 de Janeiro) continuavam a figurar contos da autoria de prolíficos novelistas, como Orlando Marques e Lúcio Cardador, ilustrados também pelo traço dinâmico de E.T. Coelho (que ainda não começara a assinar os seus trabalhos e preferia o pincel ao aparo).

Além da ilustração de contos, capas e cabeçalhos, E.T. Coelho exibia os seus dotes gráficos na rubrica Curiosidades, que desfiava assuntos didácticos em tom ameno, e nas graciosas vinhetas decorativas de dois poemas do Avozinho — ou seja, Raul Correia —, dedicados ao Ano Novo e ao 7º aniversário d’O Mosquito, celebrado em 14 de Janeiro.

No tocante às histórias aos quadradinhos, publicava-se um punhado de excelentes séries inglesas, cujos autores, nessa época, eram totalmente desconhecidos do público infanto- -juvenil, mesmo os que já tinham carreiras brilhantes noutras actividades artísticas:

o-mosquito-bi-semanc3a1rio“Ao Serviço da Lei”, aventuras do sargento Fred Bolt, da Polícia Montada, e do seu valente cão Storm, dese- nhadas por Hilda Boswell, uma das poucas mãos femininas que deram vida aos heróis de papel, na história dos comics britânicos, antes da proliferação de revistas para raparigas na década de 60 (além de ter sido uma aguarelista de mérito, dedicada à literatura infantil e particularmente às obras de Enid Blyton); “O Mistério da Sala 13”, história policial e de mistério, num ambiente estudantil, pelo traço de outro exímio artista: Henry Matthew Brock, ilustrador do Punch magazine e de novelas de Charles Dickens, Jane Austen e Conan Doyle; “Capitão Ciclone”, uma trepidante história de corsários”; e três curtas aventuras do detective James Donald (“O Pescador Desaparecido”, “Um Roubo no Circo” e “A Torre do Sino”), personagem bastante popular, porque já fora protagonista de algumas novelas de Raul Correia, nos primeiros números d’O Mosquito, e do empolgante serial, também de origem inglesa, “Na Pista de Fu-Chong”, cujo êxito o Jornal do Cuto reviveu nos anos 70.

No nº 368, concluiu-se outra história de género policial: “O Enigma de Wrecker’s Rock”, num traço bem urdido, provavelmente do mesmo desenhador de James Donald — cujo nome, como o de tantos outros, ainda permanece no anonimato.

Continuaremos, com a regularidade possível, a acompanhar a trajectória d’O Mosquito num ano que, como o de 1942, foi pródigo em novidades.

Clique 2ª vez sobre as imagens para as ampliar ao máximo.

Mosquito-368 e 369o-mosquito-370 e 371o-mosquito-372 + Curiosidadespoema-e-correio e poema avôzinhoBill-Dempsey-1 E 2luta-igual-1 e 2a-aposta-1 e 2o-tesouro-da-planície-1 e 2Ao-Serviço-daLei 1 e 2O Mistério-da-Sala-13 -1 e 2 O-Capitão-Ciclone -1 e 2O Pescador Desaparecido + Um Roubo no CircoA Torre-do-Sino +  O Enigma de Wrecker's Rockgaucho-b

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s